Sustainable Development Goals - como podemos mudar o mundo?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a forma como podemos mudar o mundo

Muitas vezes dizemos que queremos criar um mundo melhor. Dizêmo-lo a nós próprios; em conversa de café; naquela apresentação importante para pessoas importantes; publicamo-lo nas quotes do Instagram; e auto-nomeando-nos embaixadores dessa ideia bonita mas vaga, sonante mas simplista. 

Mas, afinal, o que significa um “mundo melhor”? Porventura numa daquelas crises existenciais a questão veio-nos à cabeça. O princípio do querer alcançar alguma coisa é saber o que se quer alcançar. Clarifiquemos então, porque revimos a literatura, fizemos as nossas pesquisas e monimo-nos do conhecimento necessário para sermos pragmáticos nesta questão. Um mundo melhor significa um mundo mais sustentável. (aplausos da audiência invisível)

(silêncio awkward) O que é um mundo mais sustentável? Muito bem, boa questão! Sustentabilidade significa que usamos os nossos recursos de forma inteligente para viver uma vida plena, sem comprometer as gerações depois de nós. Significa, por exemplo, que o uso que dou à água que tenho chega para todas as minhas necessidades, e não interfere negativamente no ciclo de renovação da água, fazendo com que todos os os meus descendentes tenham o mesmo acesso à água que eu tenho hoje. Sustentabilidade, num contexto em que usamos cada vez mais recursos, é provavelmente o desafio do século.

Seguimos a linha de raciocínio: como definimos um mundo mais sustentável? A questão é pertinente porque são tantos e tão complexos os desafios globais, que ter tudo alinhado em questões de sustentabilidade soar utópico. Felizmente não é.

Em 2015, os líderes mundiais concordaram com 17 metas para alcançar um mundo mais sustentável, a serem atingidas até 2030. Basicamente encontraram 17 pontos que explicam uma visão de sustentabilidade para o nosso mundo. Isto é, que nos dizem como é que devemos usar os nossos recursos de forma inteligente para que as próximas gerações possam também usá-los para as suas necessidades. Essas 17 metas são chamadas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou Sustainable Development Goals em Inglês (SDGs) - têm o propósito de acabar com a pobreza, combater as desigualdades e mitigar as alterações climáticas. Descobre abaixo as áreas que os SDGs cobrem:

>> Lê (mais) abaixo do que se trata cada um dos SDGs.

Guiados pelos objetivos, cabe agora a todos nós: governos, empresas e cidadãos, trabalharmos juntos para construir um futuro melhor para todos. Este é um trabalho comum, que todos devemos fazer em pequenas ações, todos os dias. Não se trata de grandes revoluções, mas pequenas coisas que fazem uma grande diferença

A Forall Phones é sustentável por natureza. Os nossos smartphones recondicionados dão uma nova vida a equipamentos que seriam lixo de outra forma. Estamos principalmente a impactar os SDGs 12 e 13, promovendo uma produção e consumo mais sustentáveis e uma redução dos gases de efeito de estufa que vão para a atmosfera. Desde que começámos a nossa missão de tecnologia premium a preços acessíveis já evitamos 4 495 kg de lixo eletrónico e mais de 1 956 toneladas de dióxido de carbono.

As ações que te vamos sugerir na #GreenTips Newsletter vão ajudar-te a perceber o que podes fazer para garantir que os SDGs são implementados. (ainda não subscreveste essa Newsletter? Fá-lo aqui) Podes também encontrar o nosso Green Pocketbook aqui, que reúne toda a informação num pequeno livro de bolso.

É tempo de agir! Contamos contigo para mudar o mundo connosco?

Subscreve a nossa Newsletter aqui

#Changemakers
___

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs):

Próximo artigo The Green Pocketbook - Lançamos o livro de bolso para mudar o mundo

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios