O meu iPhone caiu na água. E agora?

O meu iPhone caiu na água. E agora?

Desde a versão 7 do iPhone que ele é resistente a salpicos de água e poeira, porém, esta resistência não é permanente e poderá reduzir com o desgaste normal.

A Apple deixa bem claro que danos provocados por líquidos não são abrangidos pela garantia, apesar do aparelho ter recebido a classificação IP 67 da norma IEC 60529, o que significa que foi comprovado que o aparelho tem proteção total contra a poeira e proteção contra a água sempre que imergir (no máximo) até um metro, durante meia hora. Após esse limite, poderá entrar água, embora também não exista motivo para que isto ocorra.

Mas e se o iPhone cair na água? O que devo fazer?

A Apple recomenda que, em primeiro lugar, desligues quaisquer cabos e acessórios ligados ao iPhone e que tentes desligar o aparelho. Deves limpar com um pano macio que não liberte pelos (por exemplo, um pano de limpeza de lentes) e tocar suavemente com o mesmo na palma da mão, certifica-te de que a entrada Lightning está virada para baixo, removendo desta forma o líquido em excesso. Após secares a parte externa do iPhone, abre a gaveta do cartão SIM e repete o processo anterior, desta vez deixando a entrada do cartão SIM virada para baixo.

Nunca utilizes um secador de cabelos nem tentes introduzir objetos estranhos no iPhone, como cotonetes, pedaços de algodão ou guardanapos de papel. Pode-se, porém, usar uma ventoinha para soprar ar frio na direção do conector Lightning, o que poderá vir a secá-lo de uma forma mais eficaz.

Também evita mergulhar o aparelho em tigelas com arroz, trigo, sagu, ou qualquer outro tipo de grão com a finalidade de tentar absorver a humidade do iPhone. Neste caso, o ideal seria utilizar pacotes de gel de sílica. O gel de sílica é o que vem nos pequenos pacotes, juntamente com muitos itens eletrónicos de modo a absorver água mas seria necessário reunir uma quantidade suficiente de modo a cercar o smartphone, o que acaba por não ser nem prático e nem barato.

A Apple recomenda esperar 5 horas antes de tentares carregar o aparelho ou ligar um acessório Lightning. Pelo sim pelo não, eu não arriscaria tentar qualquer procedimento antes de aguardar um dia inteiro. É melhor pecar pelo excesso de zelo, do que pela falta dele.

No caso de pó ou sujidade no iPhone, apenas é recomendado limpar com o mesmo tipo de pano descrito anteriormente, ou seja, que não liberte pelos. Certifica-te de que o iPhone está totalmente limpo antes de abrir a gaveta do SIM e nunca utilizes produtos de limpeza nem ar comprimido no dispositivo.

Boas limpezas!

Artigo de All Things Apple - atapple.pt

Artigo anterior História da Forall Phones

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios