O empreendedorismo nas Universidades

O empreendedorismo nas Universidades

As Universidades são, sem dúvida, um dos maiores elos de ligação entre nós, jovens estudantes, e as empresas. Cadeiras de licenciatura e mestrado viradas exclusivamente para o empreendedorismo, concursos e programas de incentivo à criação de negócios, incubadoras de ideias e centros de investigação… São inúmeras as opções que as Instituições de ensino portuguesas oferecem aos seus alunos, com o objetivo de desenvolver e motivar as suas aspirações.

E, como sabem (ou já deviam saber), o meu lema é “sem desculpas”. Por isso, hoje, trago-vos alguns programas desenvolvidos por várias Universidades portuguesas, aos quais podem pertencer e, com ajuda de professores, investigadores ou até mesmo de verdadeiros empreendedores, desenvolver as vossas ideias e manter-se ativos académica e profissionalmente.

 

Universidade Nova de Lisboa

Esta Universidade disponibiliza de um Gabinete de Empreendedorismo onde qualquer um dos seus alunos (independentemente do ano ou curso que frequentam), Professores, Investigadores e Alumni podem desenvolver as suas ideias de negócio.

Além do acompanhamento permanente ao longo do ano, são facultados descontos em incubadoras e contactos relevantes para o negócio, criando as ferramentas necessárias para a entrada no mundo empresarial.


ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

O gabinete de empreendedorismo deste Instituto (Audax-ISCTE) está aberto há 11 anos e visa promover o sentido empreendedor nos jovens portugueses (dos 13 anos até à sua inserção no mercado de trabalho), seja a partir de programas em parceria com o ISCTE-IUL ou com outras Instituições e empresas nacionais ou internacionais, seja a partir de acompanhamento especializado para “transformar ideias em negócios”.

Além disso, tem também uma vertente formativa e orientadora para com empresas já existentes, através de programas que promovem a inovação dentro destas organizações.


Universidade do Porto

Criado por iniciativa de estudantes, o Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUP), é um pouco diferente dos restantes gabinetes apresentados.

Este clube não tem como objetivo apoiar projetos de criação de negócios, mas promover de forma ativa o sentido empreendedor na Universidade e, por isso, oferece total acompanhamento em tudo o que sejam ideias de eventos ou iniciativas para promovê-lo dentro do ecossistema empreendedor desta Instituição.


Universidade do Algarve

Denominado por Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, este é o centro que apoia docentes, alunos, investigadores e Alumni da Universidade do Algarve na exploração e dinamização de ideias de novos negócios. Além disso, disponibiliza aos interessados, potencial integração nos espaços de incubação geridos pela Instituição.

 

A tua Universidade tem um gabinete de empreendedorismo e não sabias? Agora não há desculpa! E se, por acaso, não é uma das referidas, informa-te nos Serviços Académicos porque (quase) de certeza que vais encontrar um local onde podes trabalhar as tuas ideias.

A ideia é não desistir! Se são pessoas focadas, inovadoras e criativas arrisquem e desenvolvam esse espírito empreendedor que há dentro de vocês.

 

 

Improve every day. Create impact

Daniela Cardoso

Artigo anterior iPhone 8 Vs iPhone 8 Plus Vs iPhone X

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios