O empreendedorismo e a Forall, a Forall e o empreendedorismo

Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração

Esta é a definição apresentada pelo dicionário de língua portuguesa para empreendedorismo. Trata-se da implementação de ideias e projetos por parte do empreendedor, um indivíduo dinâmico, inovador e pouco avesso ao risco.

Mas,não confundamos esta atitude apenas com as bastante cobiçadas startups! Não é que nada tenham a ver uma com a outra, porque têm e, na verdade, uma encaixa na outra. Uma startup é, nada mais, nada menos, do que uma atitude empreendedora, resultante de ideias inovadoras em condições de extrema incerteza.

 

(pausa na matéria teórica).

 

E a Forall Phones o que é?

A Forall nasceu a partir de uma ideia inovadora de um jovem que, aos 16 anos, vende o seu telemóvel usado com lucro. A partir daí surge-lhe, por iniciativa própria, o desejo de criar uma empresa que venda telemóveis de “topo” acessíveis a qualquer bolso (ForAll = Para Todos).

Assim, com o intuito de criar novos métodos para dinamizar os seus serviços, a Forall Phones tem uma rede de embaixadores (chamados Community Shapers, porque acreditamos que estamos a construir e a moldar o futuro através desta comunidade disruptiva) que, hoje em dia, conta com mais de 200 estudantes universitários, duas lojas físicas (Porto e Lisboa) e uma série de serviços que vão muito para além das vendas e permitem a qualquer embaixador crescer nesta empresa.

 

Paralelismo fácil de compreender certo?

 

Exatamente! A Forall antes de ser uma startup portuguesa de sucesso, é um projeto de empreendedorismo que começou com uma simples venda e, depressa, com determinação, tornou-se numa das ideias mais inovadoras e sustentáveis que nós, jovens universitários ou recém-licenciados, já vimos.

Com isto, quero destacar a importância que o empreendedorismo tem no século XXI, um século que ainda agora começou e já está cheio de novas criações. Quero incentivar e despertar o espírito empreendedor de cada um de nós. E não! Para ser empreendedor não é necessário “conduzir” uma empresa ou ter uma ideia única e completamente inovadora. É necessário saber procurar e agarrar as novas oportunidades, que nos fazem crescer na esfera pessoal e profissional, sair da rotina cómoda e aventuramo-nos em caminhos desconhecidos que, no final, vão dar-nos “bagagem” para um futuro próximo.
E esperem aí, não é exatamente isto que os mais de 200 shapers da Forall fazem?

Improve every day. Create impact

 

 

Sobre Mim

Olá! O meu nome é Daniela Cardoso, frequento a licenciatura em Economia no ISCTE-IUL e sou embaixadora da Forall Phones.

Interesso-me por tudo o que a vida tem para oferecer, desde a Natureza à Economia ou Política. Adoro agarrar novas experiências e, por isso, em setembro de 2018, aceitei o desafio de escrever sobre empreendedorismo para o blog.
Espero conseguir trazer-vos conteúdos pertinentes e despertar-vos o espírito empreendedor que tanto me fascina.

Artigo anterior Um olhar sobre a #forallfamily em Espanha – quem é a Paula Cerdeira
Próximo artigo Tudo sobre o novo iOS 12

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios