iOS 12 - Fica a par das novidades

iOS 12 - Fica a par das novidades

A Apple apresentou ontem em plena de keynote de abertura da WWDC 2018 o novo iOS 12, que este ano teve uma reformulação nas notificações (agora agrupadas por aplicação) e foi otimizado para ter melhor velocidade e desempenho nos aparelhos mais antigos. Aliás, todos os dispositivos que atualmente suportam o iOS 11, também suportarão o iOS 12. Muitas aplicações ganharam novas aparências e funcionalidades como o News (Notícias), iBooks (que agora passará a chamar-se Apple Books), Bolsa e Dictafone (Gravador de Voz).

Com a chegada do ARKit 2.0, o iOS ganhará um recurso chamado Shared Experiences (Experiências Partilhadas) que possibilitará que até quatro pessoas vejam/interajam com um mesmo conjunto de itens de realidade aumentada. Isso será particularmente útil para jogos. 

A nova aplicação Measures, como o nome sugere, ajudará as pessoas a medirem coisas usando a câmera do aparelho para verificar as dimensões de um objeto.

Siri

Nesta nova versão, a Siri ganhou novos recursos e ficou um pouco mais inteligente. A nova funcionalidade chamada Shortcuts (atalhos) permite configurar certas ações para a Siri ligadas a aplicações de terceiros. Numa aplicação integrada a um chaveiro, por exemplo, poderás integrar o atalho “Eu perdi as minhas chaves” e a Siri saberá chamar a aplicação para resolver o teu problema. A Siri também vai começar a fazer sugestões mais inteligentes, usando também esses atalhos de apps. Diretamente no ecrã bloqueado, por exemplo, ela pode sugerir o pedido de um café que costumas fazer todas as manhãs. Ou se estiveres atrasado para uma reunião, a Siri pode sugerir mandar uma mensagem para a pessoa a avisar sobre isso, ou ligar para um contacto no aniversário. Qualquer pessoa conseguirá criar os próprios atalhos, tudo seguindo o esquema de arrastar e soltar.

Fotografias

A aplicação fotografias passa a ter uma busca mais inteligente e uma aba nova chamada “Para Si”. Lá terás fotos em destaque, momentos, sugestões de efeitos para aplicar nas tuas fotos, atividades em álbuns partilhados, etc. Também temos sugestões do que partilhar com parentes e amigos e/ou como mandar fotos para amigos que estavam juntos a ti em um mesmo jantar ou evento. 

Animojis

Agora, os Animojis poderão também fazer o tracking dos movimentos da língua, o que permitirá que tu envies emojis animados mostrando a língua. Além disso, novos personagens foram adicionados à galeria: o fantasma, o coala, o tigre e o dinossauro. Além dos Animojis, foram mostrados também os Memojis, ou seja, emojis animados e personalizados com o rosto da pessoa.

iMessages

O FaceTime será integrado ao iMessages, de tal forma que os utilizadores conseguirão facilmente mudar uma conversa de texto para uma videochamada em grupo. Ele também ganhou a capacidade de fazer videochamadas em grupo de até 32 pessoas, sendo que podemos também utilizar os Animojis e Memojis durante a conversa.

CarPlay

O CarPlay finalmente terá suporte a aplicações de navegação de terceiros, como Waze e Google Maps, uma notícia mais do que aguardada principalmente por muitos brasileiros, já que a aplicação Mapas da Apple não funciona no Brasil.

Outras Novidades

Agora será possível controlar melhor como e quando as notificações aparecem no ecrã do smartphone podendo desligar totalmente as notificações de uma aplicação ou tirá-las do ecrã bloqueado, sendo que a própria Siri poderá sugerir que tu desligues notificações de aplicações que não tens usado. Além do não perturbe, há também o recurso de Tempo no ecrã, com relatórios semanais do uso de aplicações. Que mostrará gráficos e informações de quanto tempo estás a gastar/investir em certas coisas no iPhone/iPad, quantas vezes por dia pegas no smartphone por causa de uma determinada aplicação, com quantas notificações de aplicações tu interages, entre outras informações. E isso tudo também é muito útil para crianças, permitindo que os pais controlem ainda mais o uso desses aparelhos.

São muitas pequenas novidades e tenho certeza que mais novidades poderão aparecer nas próximas versões betas que inicialmente já estão disponíveis para desenvolvedores a partir de hoje e, em breve, para o público em geral.

Fica a par de todos os anúncios da WWDC 2018, incluindo os novos macOS Mojave, watchOS 5 e tvOS 12 em atapple.pt 

Artigo anterior Dia da Sobrecarga da Terra

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios