Empreendedorismo feminino

Empreendedorismo feminino

“O mundo dos homens”

A definição mais usual para o mundo empresarial…. Parece até que a gestão e os salários altos não foram feitos para as mulheres, não acham?

Mães e donas de casa, foi-lhes incutido durante centenas de anos que uma boa mulher seria aquela que satisfizesse, da forma mais eficiente, as necessidades da sua família.

 Mas os tempos mudam e os saltos altos têm cada vez mais poder nas empresas!

Dados estatísticos comprovam que as mulheres têm, hoje em dia, maior presença e melhor performance no ensino superior e, além disso, são dotadas de características importantíssimas para o mercado de trabalho: a organização, a agilidade, o dinamismo e o sentido crítico.

Aliás, o nosso país não está nada mal no que toca a este assunto: de acordo com a 2º edição do Mastercard Index para o Empreendedorismo Feminino, Portugal integra o top 10 dos mercados com melhores oportunidades para mulheres empreendedoras.

Além disso, Portugal está também servido de uma série de programas que apoiam e incentivam o empreendedorismo feminino:

  

Prémio Mulheres Inovadoras da UE

Um concurso a nível europeu que visa distinguir mulheres que criaram negócios bem-sucedidos no campo da ciência e trouxeram inovação para o mercado.

Em 2016, o primeiro prémio de 100 mil euros foi entregue a Susana Sargento, cofundadora da spin-off Veniam.

 

Programa Fame

Um programa a nível nacional que procura apoiar a inserção das mulheres no mercado de trabalho, através da criação da sua própria empresa. Este programa oferece não só suporte financeiro, como ainda oferece formação a estas empreendedoras e  acompanhamento ao longo dos primeiros anos de vida da empresa.

 

Projeto Exchange – Ativar o Empreendedorismo Feminino

Tem como objetivo promover o empreendedorismo feminino emigrante através da partilha de testemunhos de outras mulheres ou por acordos com organizações locais que trabalham com mulheres emigrantes e em situação de exclusão social.

As oportunidades são infinitas! E, num século de igualdade de género, de oportunidades e de responsabilidades, também as mulheres estão preparadas para estar à frente de cargos empresariais de grande importância.

 

Improve every day. Create impact

Daniela Cardoso

Artigo anterior História da Marca de Smartphones Xiaomi
Próximo artigo iPhone 8 VS iPhone X

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios