Ecoalternativas

Ecoalternativas

Desde que a Forall Phones surgiu, sempre mostrou ter foco para a responsabilidade social e ambiental. Foram já vários artigos onde abordámos os nossos objetivos e propósito, que vai muito além devender um simples produto.

A nossa verdadeira meta é, através do empreendedorismo jovem e inovador, deixar a nossa marca no mundo, enquanto temos um papel ativo na sociedade e encorajamos outros a fazer o mesmo – a reduzir os impactos da atividade que exercem e a adotar mais atitudes positivas face ao nosso ambiente e sociedade.

Assim, neste sentido, trago-vos algumas eco alternativas de utensílios que utilizamos no dia-a-dia, para que possam também vocês fazer a diferença em cada ação, agindo em direção a uma sociedade menos dependente do plástico. São elas:

    • Sacos reutilizáveis (de pano preferencialmente). Estima-se que, 80% de todo o lixo do oceano é composto por plásticos, sendo que grande parte deste número se deve ao comércio e aos super e hipermercados. Bem, a opção de utilizar sacos reutilizáveis é a mais sustentável e a mais cool que podes arranjar. Podes comprar prontos a usar, ou comprar com a finalidade de personalizar. O Ambiente agradece seja qual for a tua escolha.A Forall Phones também já tem a sua versão! ⬇

    • Cotonetes de Bambu. Sabias da sua existência? Bem, estes cotonetes são biodegradáveis (em poucos meses já não são um problema!) e são por isso, uma das melhores alternativas aos cotonetes comuns de plástico. Isto significa que vamos deixar de ter cotonetes no oceano, a poluir os nossos mares e a matar inúmeras espécies. E sabes como os cotonetes acabam por chegar ao oceano? Devido à maioria da população que os coloca na sanita, sem a menor consciência. E é desta forma que os mesmos se infiltram na cadeia alimentar, até chegarem até nós onde os seus impactos se manifestam na saúde pública.

       

    • Escova de bambu. Tal como os cotonetes, também a versão em bambu para escovas é mais sustentável e são, igualmente, degradáveis a curto prazo. As usuais escovas de plástico podem parecer um problema menor, mas também elas contribuem para uma realidade assustadora. Vejamos, se cada um trocar de escova a cada três meses (período normalmente  indicado por profissionais da área) temos em média 4 escovas por ano. Se multiplicarmos pelos 10,32 milhões de habitantes do nosso país(1), não é díficil imaginar a quantidade de plástico proveniente de um utensílio que pode parecer, à partida, insignificante.

 

    • Luffas. Se até aqui falámos de alternativas que poderão já ter ouvido falar, acredito que agora apresento uma novidade para a maioria. A Luffa é uma trepadeira que serve de alternativa à esponja tradicional de plástico (quem diria?!), para lavares a tua loiça ou mesmo para o banho. Depois de seco, o fruto desempenha em perfeição a sua funcionalidade e tu próprio podes plantar no teu quintal depois de arranjares as sementes (podes comprar online ou pedir junto de comunidades e grupos hortícolas, por exemplo). Também a podes encontrar já feita em lojas de produtos naturais. Como é totalmente de origem vegetal, poucos são os seus malefícios a nível ambiental.

 

      • Cápsulas de café reutilizável. Poucos são os que vivem sem a sua chávena de café, principalmente pela manhã. Dados da Zero Waste Europe apontam que 15 mil milhões de cápsulas de café foram vendidas em todo o mundo, no ano de 2015. Em Portugal, 43% dos residentes no continente tinham em casa uma máquina de café em cápsula, de acordo com a Marktest (2013). E tudo isto se reflete em milhões de cápsulas descartáveis a irem para o lixo, assim que utilizadas uma única vez. Em várias cores e feitios, as soluções de plástico ou inox (preferencialmente) são mais sustentáveis e podes adquirir as tuas online.

         

      • Shampoo SólidoEsta é outra alternativa aos shampoos industrializados e embalados dos super e hipermercados. Podemos encontrar várias versões, de várias cores e produzidos através de diferentes componentes – desde óleos naturais e essenciais a argilas ou bicarbonato de sódio. Além de terem maior durabilidade, são mais práticos para viagens, menos poluentes e não envolvem plástico! Sendo estes produtos “cruelty free” ( em português, “sem crueldade”), temos acerteza que não foram testados em animais e, por isso, além do ambiente poupas também os animais.

 

  • Smartphones Semi-Novos/Recondicionados. Já muito temos falado deles. Acreditamos que já tenhas ouvido falar das suas vantagens mas, sucintamente, a sua maior vantagem é que dás uma nova vida a um smartphone novo, com as peças originais de produtor e totalmente operacional (sempre com garantia) e ainda poucas a tua carteira. A Forall Phones está disponível para te ajudar neste campo, onde podes adquirir o teu modelo numa das nossas lojas ( Porto e Lisboa) ou, em tua casa, através do nosso website

Analisar e perceber os impactos daquilo que fazemos, faz com que tenhamos uma noção clara do que podemos e do que faz sentido mudar. Pequenas ações, alteradas por cada um de nós, têm um impacto ENORME no bem-estar de todos e num futuro que seja partilhado com o nosso querido planeta.

Partimos de pequenas ações que acreditamos que têm, à sua escala, um impacto positivo nas mentalidades e, consequentemente, no Mundo”
José Costa Rodrigues

Go green or go home!

Raquel Fernandes

(1) Dados de 2016, segundo o Banco Mundial

 

Sobre Mim

Heyy! Sou a Raquel Fernandes, sou embaixadora da Forall Phones e estudo Economia.
Sou apaixonada por causas que nos ultrapassam enquanto pessoas e que nos afetam como sociedade e pela natureza e as suas maravilhas. Por isso mesmo, sou uma defensora nata do nosso Planeta porque o devemos salvaguardar!

Let’s Get Connected:- Linkedin | Facebook | Instagram 

 

Artigo anterior Forall Phones como Global Case Study, na perspectiva de um embaixador
Próximo artigo Já escolheste a TUA causa?

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios