Dicas para preparar o iPhone para a atualização do iOS 13

iOS 13 está a chegar: prepara o teu iPhone para a sua instalação e atualização

Embora ainda não se saiba o dia exato do lançamento da última versão do iOS 13, esta atualização está cada vez mais próxima! É muito provável que a disponibilização para todos os ususários aconteça ainda durante o mês de setembro (2019), e nós queremos dar-te algumas dicas para que possas preparar o teu iPhone para a atualização da versão iOS 13, assim que estiver disponível.

A nova versão do sistema operativo dos iPhones vem carregada de novidades, além de melhorias significativas no desempenho, segurança e estabilidade. Há, sem dúvida, razões mais que suficientes para atualizares os teus dispositivos Apple - lembra-te que esta atualização não é automática e, assim sendo, tens que ser tu a fazê-la, portanto não te esqueças de seguir estas dicas:

1. Vê se o teu iPhone é compatível

Se o teu iPhone é compatível com o iOS 12, é provável que também seja compatível com o iOS 13, uma vez que apenas duas gerações foram excluídas desta atualização: iPhone 5S e iPhone 6 e 6 Plus.

Todos os modelos de iPhone que chegaram ao mercado posteriormente terão a atualização do software disponível. Fica aqui a lista completa:

  • iPhone XS (2018)
  • iPhone XS Max (2018)
  • iPhone XR (2018)
  • iPhone X (2017)
  • iPhone 8 (2017)
  • iPhone 8 Plus (2017)
  • iPhone 7 (2016)
  • iPhone 7 Plus (2016)
  • iPhone 6S (2015)
  • iPhone 6S Plus (2015)
  • iPhone SE (2016)

Se o teu telemóvel for compatível, podes seguir para os próximos conselhos para que possas garantir que tens tudo pronto para o lançamento. Por outro lado, se não for compatível, não conseguirás atualizar-te para o iOS 13 e desfrutar de todas as novas funcionalidades, pelo que, talvez seja a melhor altura para renovar o teu smartphone, e aqui na Forall Phones, podes encontrar modelos recondicionados a um preço excelente.

2. Faz um backup de segurança completo

Agora que sabes que o teu iPhone é compatível com a nova versão do sistema operativo, está na hora de tomar as devidas medidas de segurança. É por isso que a primeira coisa que aconselhamos é fazer um backup completo ao dispositivo.

Para fazer isso, podes conectar o telefone a um computador, abrir o iTunes e selecionar a opção "backup da iCloud". Neste artigo explicamos-te detalhadamente todos os passos a seguir para fazer o backup.

Desta forma, caso falhe alguma coisa durante o processo de atualização, não vais perder todos os teus dados. Além disso, também os vais ter guardados caso o processo corra dentro da normalidade. Nunca é demais fazer backups de segurança.

3. Aproveita para fazer um limpeza

Não é uma má ideia aproveitar para limpar o iPhone antes de instalar uma nova versão do sistema operativo no teu dispositivo. Não é algo estritamente necessário, mas nunca é demais evitar problemas e reduzir possíveis problemas de compatibilidade.

Vê que aplicações tens instaladas no telemóvel e elimina as que não usas regularmente. Também pode ser um bom momento para aproveitar e rever os álbuns de fotos e os arquivos que tens dentro de cada app e remover qualquer coisa que não precises ou que não utilizes há muito tempo.

Claro que não tens de eliminar essa informação completamente. Podes enviá-la para a cloud ou copiá-la para o teu computador e só depois removê-la do iPhone.

4. Carrega a bateria e certifica-te que tens uma boa ligação WiFi

Este ponto é realmente importante no momento anterior à instalação da nova versão do sistema operativo. Para ter a certeza de que tudo corre bem durante o processo de atualização, é importante que a bateria do smartphone esteja carregada (pelo menos a 50%, embora quanto maior o nível de carga, melhor).

Além disso, para transferir o ficheiro de instalação do iOS 13, terás de ligar o teu iPhone a uma rede de WiFi com conexão à internet. Certifica-te de que a ligação é rápida o suficiente para que o processo de atualização seja concluído mais rápido do que o indicado no ecrã e, desse modo, que não tenhas de esperar muito tempo para que termine o download do novo sistema operativo.

Extra: Restaura as configurações de fabrico do dispositivo após a atualização (opcional)

Este passo é completamente opcional e se o fizeres, não precisas de perder tempo com o passo anterior em que recomendámos que limpasses o telemóvel. Se fizeres o reset das configurações para as definições de fábrica depois da atualização, irás conseguir eliminar todos os arquivos indesejados que tornam o dispositivo mais lento e sentirás o teu iPhone como se estivesse novo.

Graças a isto, irás conseguir uma melhoria no desempenho e que o sistema operativo execute com todas as configurações padrão. Ademais, como terás de voltar a instalar as aplicações que precisas a partir da App Store, é uma ótima oportunidade para repensar e não reinstalar se não as usares com regularidade.

De qualquer maneira, aconselhamos a que primeiro atualizes o sistema operativo do teu iPhone para o iOS 13 e só após a atualização, fazer o reset das configurações. Assim, estás a evitar criar arquivos desnecessários e que tornam o telemóvel mais lento no momento do upgrade.

Artigo anterior Como fazer um backup de segurança de um iPhone
Próximo artigo Os pagamentos a prestações chegaram à Forall Phones

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios