Conhece alguns exemplos do famoso “Ecossistema Apple” em funcionamento

Conhece alguns exemplos do famoso “Ecossistema Apple” em funcionamento

Toda a gente já ouviu falar do “Ecossistema” da Apple e o Mac e o iPhone são o melhor exemplo disso. Apesar dos sistemas serem similares (o iOS tem como base o macOS) o objetivo é fomentarem o uso um do outro.  

Se não tens uma ideia do tipo de funcionalidades extra que podes ter ao utilizar estes dispositivos em conjunto e quão úteis podem ser, lê este artigo até ao fim porque tenho a certeza que vais encontrar algo que torne o teu dia mais produtivo.

Continuidade e iCloud

O Continuidade engloba uma variedade de funcionalidades dos sistemas iOS e macOS baseados em iCloud e acessível quer no Mac, iPhone, iPad ou iPod touch. 

Imagina esta situação no teu dia (é assim que vou fazer neste artigo, dando-vos exemplos do meu dia-a-dia): deixaste o iPhone na sala e estás a trabalhar no quarto ou no escritório. Mesmo com o iPhone na sala é possível - desde que esteja ligado à mesma rede Wi-Fi - atenderes chamadas no teu Mac, responder a SMS ou iMessages, tudo isto sem sequer perderes tempo a te levantar e ir procurar o telefone. E isto é apenas um exemplo no meio de tantos outros…

Imagina o que é teres alguns documentos na Secretária do Mac ou em qualquer pasta da secretária e poderes aceder a esses documentos ou a essas pastas “on the go” através do teu dispositivo iOS, via a app Ficheiros, sem andar com uma pendrive ou um disco externo atrás. 

E vê só o que é (isto no meu caso) utilizares o Pixelmator, uma app de edição de imagem para iOS e Mac, e poderes trabalhar em projetos (através do iCloud ) em ambas as plataformas sem perder qualquer etapa de trabalho. E quem diz o Pixelmator pode dizer o Pages, Numbers, Mail, etc.

Poderia falar-vos também de recursos como o mensagens no iCloud, onde tens todas as tuas mensagens sincronizadas nos dispositivos, o Clipboard Universal, que permite copiar e colar entre dispositivos texto ou imagens, e ainda do desbloqueio automático do Mac quando utilizas um Apple Watch. 

Airdrop

Bem… E esta funcionalidade, eu não consigo viver sem ela e acredito que grande parte dos utilizadores iOS e macOS também não. AirDrop é um sistema de partilha de ficheiros proprietário da Apple, onde com apenas um clique ou toque podes partilhar instantaneamente vídeos, fotos, documentos e até conteúdo do Safari, entre outros, desde que os dispositivos Apple estejam “próximos”. Podes partilhar não só entre o teu iPhone ou Mac como com dispositivos de amigos, familiares, etc.

Maximizar o uso que fazes dos teus dispositivos é um dos nossos principais objetivos, por isso espero que este artigo contribua com algo nesse sentido.

Artigo de All Things Apple - atapple.pt

Artigo anterior História da Forall Phones

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios