Como fazer backup de segurança de iPhone

Como fazer um backup de segurança de um iPhone

Embora todos saibam que é importante, muitas pessoas não o fazem e, quando há um problema, pode já ser tarde demais.

Estamos, obviamente, a falar de cópias de segurança ou backups do iPhone. Um processo que no passado poderia ser um pouco moroso e complicado, mas que atualmente se tornou muito fácil e que garante que em caso de avaria, perda, roubo ou em qualquer outra circunstância, os teus dados estarão sempre seguros.

Hoje, fazer um backup de um iPhone é tão fácil que, inclusivamente, pode ser feito de forma automática e diária, sem que tu precises de fazer nada. 

Queres saber como? Nós explicamos abaixo os dois métodos "oficiais":

1. Fazer um backup do iPhone a partir do iTunes

Este é o método original e que ainda hoje está em vigor. É um procedimento um pouco mais manual, embora, como vamos poder ver abaixo, existam algumas etapas que podem ser simplificadas para que fazer um backup seja um processo menos custoso.

Para fazer a cópia de segurança com o iTunes, é necessário fazer o seguinte:

  1. Conectar o iPhone a um computador ou PC com a última versão do iTunes instalada.
  2. Selecionar o ícone que identifica o smartphone no iTunes.
  3. Clicar em Efetuar cópia de segurança agora

Após estes três passos, o computador irá iniciar o backup e, após alguns minutos, irá informá-lo de que está concluído. Os arquivos estarão seguros no computador e se não o conseguires usar, podes fazer a cópia noutro iPhone ou no próprio.

Como dissemos anteriormente, há alguns aspetos que podem ser simplificados e um deles é o facto de não ser necessário conectar o iPhone ao compuador com cabo USB. Para fazer isso, basta seguir os dois passos acima e na etapa três ativar a caixa: "Sincronizar com este iPhone via WiFi".

Desta forma, podes fazer backups simplesmente mantendo o PC ou Mac e o iPhone conectados à mesma rede wireless e esquecer os cabos.

2. Fazer um backup automático do iPhone para o iCloud

Este é o nosso método favorito porque pode ser 100% automatizado e assim evita que te esqueças de fazer uma cópia de segurança, mantendo sempre os teus dados seguros.

Para ativar os backups automáticos da iCloud, deves fazer o seguinte:

  1. Aceder à app Definições do iPhone
  2. Seleciona a primeira opção do menu, que tem o nome da tua conta da iCloud
  3. Escolhe a opção iCloud e depois Cópia de segurança
  4. Ativa a opção Cópia de segurança em iCloud e, opcionalmente, clica em Efetuar cópia de segurança agora para iniciar o processo

A partir desse momento, sempre que carregares o teu iPhone e este estiver ligado a uma rede WiFi, irá fazer uma cópia de segurança automática para os servidores da Apple. Não é incrível? Podes esquecer a maneira "tradicional" de fazer o backup do teu iPhone.

A desvantagem deste método é que os 5 GB de espaço de armazenamento que a Apple oferece gratuitamente na iCloud nem sempre é suficiente.

Dependendo da quantidade de dados armazenados do teu dispositivo, poderás ter de comprar mais espaço de armazenamento, e felizmente o seu preço é bastante acessível, considerando o serviço oferecido (por exemplo, 50GB tem um custo de 0,99€ por mês ou 200GB por 2,99€).

Agora já não tens mais desculpa para não teres os teus dados sempre seguros e fazer o backup do teu iPhone regularmente.

Artigo anterior Estamos a recrutar os estudantes universitários que vão mudar o mundo connosco
Próximo artigo iOS 13 está a chegar: prepara o teu iPhone para a sua instalação e atualização

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios