A aplicação que vai salvar vidas este verão

A aplicação que vai salvar vidas este verão

 

Sobem as temperaturas, aparece o calor e começam os incêndios. Em 2017, foi registada a maior área ardida dos últimos dez anos - mais de mil hectares entre 1 de Janeiro e 29 de Setembro.(1) Devem estar a pensar que o que há a fazer não depende de vocês, maioritariamente. E neste sentido, venho aqui dizer-vos que sim, pode depender! 

No dia 25 de Junho 2018, num outro post (se não o viste, corre para lá por aqui! - As florestas portuguesas, a vela que ninguém sabe soprar) apresentámos que, enquanto empresa acreditada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), plantamos 2000 árvores em Leiria. A Forall Phones é um exemplo mas há muitos outros. Hoje, trago-vos um outro exemplo de sucesso nesta luta, numa vertente de prevenção e, sobretudo, de preparação da população que se encontra em zonas de risco.

Fogos.pt é a aplicação que precisas de ter no teu smartphone para garantires a tua segurança. Pode ser descarregada gratuitamente ou simplesmente podes escrever o seu nome no teu motor de pesquisa e seres direcionado diretamente para a aplicação. E porque é que é um avanço incrível nesta área? Porque, a partir desta maravilha virtual, consegues obter localização precisa dos fogos, do seu estado a tempo real e ainda receber notificações caso haja um incêndio no teu distrito ou qualquer outra ocorrência no território português.

Criada em 2015, um ano antes do site, por João Pina, está disponível para Android e IOS e permite acompanhar a evolução dos incêndios, os meios utilizados (humanos, terrestres e aéreos), a data de início e o seu estado, acompanhado por uma legenda (por exemplo, "ocorrência significativa"). Os dados são todos recolhidos do site da Proteção Civil e são atualizados a cada 10 minutos.

A sua utilização é facilitada pela possibilidade de aplicar filtros que direcionam as pesquisas para a zona do país pretendida. É preciso inscrição, de forma criares a tua conta. De seguida, é mostrado um mapa do país com as várias ocorrências e estás pronto a seguir o desenvolvimento de todos os fogos no nosso território

Com um design apelativo mas ainda assim, intuitivo e fácil de usar, esta aplicação pode ser uma grande aliada para teres no teu smartphone, independentemente da área do país onde te encontras.

É essencial pôr mãos à obra. É essencial contribuir. Grandes feitos nascem de pequenas ideias que mais ninguém pensou em pôr em prática! E tu, qual é a tua contribuição neste verão? Age!

Go green or go home!

Raquel Fernandes

Fontes:
(1) segundo dados do ICFN, em 2017
Imagem: https://www.google.pt/search?tbm=isch&q=incendios+imagens&chips=q:incendios+imagens,online_chips:pedrogao+grande&sa=X&ved=0ahUKEwimsL2iiJfcAhXLA8AKHerYDDsQ4lYILigH&biw=1366&bih=635&dpr=1#imgrc=uVSwYsLtCS7D9M:

 

Artigo anterior A aplicação que vai salvar vidas este verão
Próximo artigo O meu iPhone caiu na água. E agora?

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios