5 dicas para tirares as melhores fotos com o teu iPhone

5 dicas para tirares as melhores fotos com o teu iPhone

Hoje em dia, a câmara de um iPhone já permite tirar grandes fotos e a sua qualidade assemelha-se à de uma câmara profissional. Aponta as nossas dicas e torna-te um verdadeiro profissional das fotos para o Instagram.

1. Usa o "modo retrato"

Os mais recentes modelos de iPhone (o 7 Plus, o 8 Plus ou o X/XS) apresentam uma função chamada "modo retrato" ou "portrait mode". Esta função permite-te tirar fotos a pessoas, desfocando o fundo e aplicando em simultâneo algumas melhorias na foto.

Este modo permite-te não só ficar melhor nas fotos como torná-las mais artísticas e apetecíveis para aquele like de que tanto estás à espera.

Dentro do "modo retrato", o iPhone apresenta-te várias opções: luz natural, luz de estúdio, luz de contorno, luz de palco e luz de palco mono. Cada opção apresenta um conjunto de características específicas que dá um toque especial às tuas fotos. Não te esqueças que é uma boa ideia tentares usar sempre os mesmos filtros e opções nas tuas fotos para garantir consistência no teu feed de Instagram, tornando-o mais apelativo e interessante.

2. Usa a grelha

Um bom enquadramento é essencial para que o sucesso de uma boa foto. O iPhone permite-te usar uma grelha que te ajuda a enquadrar os motivos da tua foto. Assim, podes garantir que a pessoa ou objeto que estás a fotografar está centrada (ou não, dependendo do teu objetivo) e que a perspetiva da foto é também a mais adequada.

É fácil ativares a grelha de apoio no teu iPhone. Para isso, vais até às definições, selecionas "Câmara" e ativas a grelha.

3. Atenção à luz

É certo que, com o teu iPhone, podes tirar boas fotografias mesmo em situações com menos luz. No entanto, a luz é crítica para distinguir uma boa foto... de uma menos boa! Quando estás a tirar a tua foto, toma atenção à origem da luz, aos reflexos e sinais na câmara. Podes também, por exemplo, "jogar" com as sombras, garantindo que, se estás a fotografar uma pessoa, por exemplo, a luz incide uniformemente na sua face.

Em ambientes com menos luz, opta pelo uso do flash do teu iPhone, que te irá garantir a melhor qualidade de imagem, mesmo ao anoitecer.

Tem atenção para não superexpores a tua foto e não te esqueças que podes controlar a iluminação da foto em pós-edição. No entanto, já sabes que todos preferem uma foto originalmente bonita.

4. Natural é melhor

Quanto mais natural a foto, mais incrível ela pode ficar. Opta por evitar o uso de zoom nas tuas fotos e reduz a "pós-produção" ao mínimo indispensável. Uma foto demasiado trabalhada ou digitalizada é facilmente detetada pelos teus seguidores de Instagram. O segredo está em fazer muito, com pouco. Por isso, se estiveres longe da pessoa ou objeto que queres fotografar, brinca com as perspetivas, por exemplo. Aproveita ao máximo o que tens à tua disposição, garantindo fotos mais naturais e bonitas.

A pós-produção (com a utilização de apps como o VSCO, Snapseed ou outras) deve limitar-se à correção de pequenos defeitos na foto tais como enquadramentos, inclinações, remoção de pequenas imperfeições, etc. Lembra-te: as melhores fotos são as mais simples.

5. Faz o que ainda não foi feito

Sim, toda a gente conhece a foto em que alguém posiciona os dedos como se tivesse a Torre Eiffel nas mãos ou a típica foto em que alguém está a segurar a Torre de Pisa. Mas, cabe-te a ti seres único e reinventares as tuas próprias fotos. Experimenta novos enquadramentos - por exemplo, se estás a fotografar uma pessoa, experimenta posicioná-la num dos lados da foto e apenas captar-lhe metade da face, aproveitando o restante espaço da fotografia para o fundo.

Outro exemplo interessante que podes experimentar é um auto-retrato invertido. Confuso? Nós explicamos - experimenta, por exemplo, fotografar um telemóvel que esteja à tua frente com a câmara do teu iPhone em que se veja... a tua cara. Esta é uma foto original e misteriosa, ótima para chamar a atenção dos teus seguidores do Instagram.

Gostaste das nossas ideias? Não te esqueças de as por em prática e partilha os resultados das fotos com o teu novo iPhone da Forall Phone com a #forallmoments. Contamos com as tuas fotos!

Artigo anterior Intra-empreendedorismo: a cultura do século XXI
Próximo artigo Cidadania na empresa não pode ser exceção

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios