5 Dicas para Poupar dados móveis no iPhone

5 Dicas para Poupar dados móveis no iPhone

Quase no fim do plafond de dados móveis? Os dados móveis podem tornar-se uma dor de cabeça na conta do telemóvel ao fim do mês para quem usa smartphones. É quase impossível geri-los eficazmente dada a variedade de aplicações onde os podemos utilizar, tais como o Youtube, diferente redes sociais, streaming de músicas ou até a ver a caixa do e-mail.

Com a utilização destas 5 dicas, será possível reduzir a probabilidade desse potencial cenário.

1. Desativar atualizações automáticas por dados móveis

É altamente recomendável que não sejam usados os dados móveis para download de atualizações do sistema ou até mesmo das próprias aplicações do smartphone. Essas atualizações devem ser feitas apenas com uma rede Wi-fi pois são um gasto desnecessário de plafond que pode ser usado para outros efeitos mais úteis.  Para impedir que o iPhone faça gastos dessa categoria, vai a Definições -> iTunes Store e App Store e desliga a opção Usar Dados Móveis.

 2. Reduzir Sincronização do E-Mail

As sincronizações do e-mail são por vezes um gasto excessivo de dados móveis, mesmo que não hajam assim tantas mensagens a sincronizar. É possível reduzir essa frequência nas Definições -> Mail -> Contas -> Obter Dados. A partir daí, poderá reduzir a frequência de sincronização dos seus mails.

3. Usar modo offline das aplicações de streaming

É recomendável que use o modo Offline nas suas aplicações de streaming preferidas de música e filmes, carregando apenas o conteúdo quando estiver conectado a uma rede Wi-fi. Cada aplicação têm as suas próprias definições sendo recomendável que veja as definições de cada uma clicando no link correspondente aos mesmos: Spotify, Apple Music, Netflix. Youtube Premium/Music também permite este tipo de configurações mas ainda não está disponível em Portugal.

4. Desativar atualizações automáticas de conteúdo em segundo plano

Sabe aquelas apps que estão constantemente a gerar notificações desnecessárias? Muitas dessas apps têm gastos de dados móveis apenas por o notificar. Existem outros tipos de gastos de segundo plano, pelo que é recomendável que faça uma análise nos gastos por aplicação e corte o mal pela raíz nesses casos em Definições -> Geral -> Atualização em Segundo Plano.

5. Desligar Dados Móveis

Chegou mesmo ao limite? Então aí é recomendado tomar a medida extrema: desligar os dados móveis até ao final do mês ou até nova renovação de plafond. Para fazê-lo é só aceder às Definições -> Dados Móveis e desligar a 1ª opção.

Estas são as soluções mais concretas para reduzir o problema mas existem sempre outras soluções adicionais de menor impacto para chegar a este objectivo, como por exemplo, desligar a localização (não recomendo em caso de perda do equipamento)  ou a instalação de apps para controlar gastos de dados móveis como o My Data Manager.

Sobre Mim

Olá! Sou o Nuno Rodrigues, tenho 23 anos, Estudante de Engenharia Informática na Universidade da Beira Interior.

Apreciador de boa tecnologia e, de recorrer à mesma para ajudar o próximo 🚀 . 

Com muito orgulho, faço parte desta família desde Outubro de 2017 sendo atualmente Operations Manager do programa e responsável por vários projectos Web da Forall. 

Let’s Get Connected: Linkedin Facebook | Instagram 

Artigo anterior #UmAnoForall - O testemunho da Helena Neves

Deixe o seu comentário

* Campos obrigatórios