9 motivos para migrar do seu dispositivo Android para o iPhone

9 motivos para migrar do seu dispositivo Android para o iPhone

Se ainda não é portador de um iPhone, descubra os motivos que o podem fazer mudar de ideias.

A evolução tecnológica e a concorrência têm contribuído, nos últimos anos, para um debate aceso entre os utilizadores de iPhone e os utilizadores de equipamentos Android. Quem usa dispositivos Android costuma argumentar que os utilizadores do iPhone só se preocupam com a marca e que se esquecem, muitas vezes, das especificações do aparelho e da evolução do sistema operativo. Por outro lado, os fãs do iOS acreditam que os dispositivos Android possuem recursos desnecessariamente complexos.

Para quem pretende adquirir um novo equipamento, os pontos positivos e negativos de cada sistema operativo devem contribuir para uma decisão que se quer ponderada e informada. Há várias áreas em que um sistema operativo supera o outro e essas diferenças podem ser o motivo que mais pesa na hora de comprar um novo smartphone.

Se está indeciso entre comprar um telefone Android ou um iPhone, apresentamos-lhe nove motivos pelos quais acreditamos que o iPhone se traduz numa compra mais acertada. Sem mais demoras, fique a saber quais são.

  • Valor de mercado mantém-se por mais tempo
  • Os modelos mais recentes do iPhone costumam custar pelo menos 10% mais do que os telefones topo de gama de marcas Android como Samsung ou LG. No entanto, o iPhone consegue manter o seu valor de mercado por mais tempo. Todos os smartphones depreciam depois de um ou dois anos, mas os produtos da Apple acabam, frequentemente, com preços de revenda mais próximos do seu valor original.

  • Menos riscos de segurança
  • Os dispositivos iOS estão em vantagem quando se trata de segurança cibernética. O iOS tem uma segurança mais rígida e apertada quando comparado com o sistema operativo rival, graças à App Store, que funciona num ecossistema fechado e recebe atualizações constantes.

    Além disso, é extremamente improvável que um iPhone seja infetado por um vírus. A maioria dos dispositivos iOS com sistemas de segurança comprometidos foram desbloqueados ou manipulados por técnicos não autorizados.

    Isto não significa que a segurança dos dispositivos Android seja motivo de escárnio. No entanto, a personalização frequente destes terminais deixa-os propensos a várias ameaças de segurança.

  • Interface amigável e intuitiva
  • O Android apresenta uma plataforma aberta que possibilita um alto nível de personalização. O utilizador tem total controlo sobre as configurações do seu smartphone, podendo utilizar a vasta gama de aplicações disponíveis no Google Play para as modificar.

    No entanto, esse nível de personalização requer uma curva de aprendizagem acentuada. É preciso algum tempo, proficiência técnica e experiência em personalização para utilizar a plataforma do Android, que nem todos os utilizadores possuem.

    Pelo contrário, o iPhone tem uma interface simples, amigável e intuitiva. Vem com vários recursos pré-instalados e prontos a usar e a interface não requer muito tempo para se familiarizar.

  • Ecossistema Apple perfeitamente integrado
  • É certo que a Google fez progressos na integração dos dispositivos Android no seu ecossistema. No entanto, a criação de um ecossistema simplificado e interconectado composto por dispositivos Android normalmente requer aplicações ou plataformas de terceiros.

    Como alternativa, os recursos da Apple unem o seu ecossistema fechado e integrado. O utilizador pode usar serviços como o iMessage, Apple Pay, FaceTime e iCloud nos seus equipamentos Apple, sem complicações e de uma forma bastante fluída.

  • Facilidade em detetar falsificações
  • Se o seu objetivo é comprar um smartphone recondicionado, aprenda a verificar a sua autenticidade. Os dispositivos falsificados não surgiram agora e, por isso, as imitações do Android que circulam no mercado são quase idênticas aos originais.

    Felizmente, verificar a legitimidade de um iPhone usado é significativamente mais fácil. Os dispositivos iOS têm uma interface exclusiva e recursos únicos (Siri, App Store, etc.), para que a identificação de falsificações se realize com facilidade. Além disso, cada iPhone tem um número de série exclusivo que pode ser consultado acedendo a Definições > Geral > Informações.

    Este número pode ser validado na página de serviço e cobertura da Apple, dando-lhe acesso à data de compra do dispositivo, data em que o suporte técnico expira e a cobertura da garantia se o número de série for realmente legítimo.

  • Câmara funcional e fotografias com aspeto natural
  • Com base apenas nas especificações da câmara, é possível dizer que muitos dispositivos Android superam os modelos mais recentes do iPhone. Se compararmos, por exemplo, o Samsung Galaxy S22 Ultra e o iPhone 14 Pro Max, vemos que o telefone da Samsung possui uma câmara de 108MP com recursos de gravação de vídeo 8K/24FPS, enquanto o iPhone 14 Pro Max possui uma câmara de 48MP que pode gravar apenas até 4K/60FPS.

    Apesar da diferença nas especificações, muitos utilizadores ainda preferem a câmara do iPhone. Porquê? Porque é mais funcional e produz imagens realistas e naturais. Além disso, é muito raro um utilizador gravar em 4K/8K quando o objetivo é publicar os vídeos nas redes sociais.

  • Atualizações imediatas
  • A Apple disponibiliza as atualizações de software em todos os dispositivos compatíveis — modelos lançados há pelo menos oito anos. Por outro lado, os smartphones Android só recebem as novas versões do sistema operacional da Google semanas ou meses depois do seu lançamento. Isto ocorre porque os fabricantes geralmente efetuam as suas próprias modificações de software (como o One UI da Samsung ou o MIUI da Xiaomi).

  • O Apple Pay é mais simples de usar
  • O Apple Pay está entre os melhores sistemas de pagamentos contactless. Pode aceder ao Apple Pay e usá-lo em todos os dispositivos Apple, como Apple Watch, iPad e MacBook.

    Outras alternativas como o Google Pay e o PayPal também oferecem recursos notáveis. No entanto, as suas interfaces são um pouco menos intuitivas, além de nem sempre virem pré-instaladas em dispositivos Android.

  • Aplicações de terceiros são mais bem otimizadas para iPhones
  • Aplicações e jogos de terceiros são, quase sempre, mais bem otimizados para iPhone do que para telefones Android. Isso ocorre porque a Apple lança muito menos modelos de iPhone num ano, enquanto os outros fabricantes lançam dezenas de novos dispositivos no mesmo período.

    Para os programadores, é muito mais fácil otimizar as aplicações para três ou quatro novos modelos de iPhone do que para centenas de modelos de telefones Android pertencentes a várias marcas.

    Escolha um smartphone adequado às suas necessidades

    Afinal, qual smartphone deve comprar? Tudo depende das suas necessidades e preferências. Adquira um novo iPhone se estiver à procura de um dispositivo simples e fácil de usar, que não exija um grande conhecimento técnico para ser utilizado.

    Por outro lado, considere um dispositivo Android se quiser uma plataforma mais aberta e personalizável. Há muitas marcas disponíveis no mercado e, por esse motivo, poderá escolher a que mais o agrada. Avalie de que forma pode beneficiar de um iPhone ou de um smartphone Android com base no seu estilo de vida, proficiência tecnológica e preferências de dispositivo.

    Na Forall Phones, temos vários modelos de iPhone recondicionados, a preços competitivos. Conheça a nossa oferta aqui e siga-nos no Facebook e Instagram para mais novidades.

    Artigo anterior Campanha de Natal – Compre um iPhone e trocamos-lhe a bateria gratuitamente quando precisar
    Próximo artigo Apple Watch: 5 funcionalidades que podem salvar a sua vida

    Deixe o seu comentário

    Os comentários têm de ser aprovados antes de serem publicados

    * Campos obrigatórios